PLANALTO DA BORBOREMA – 3°PASSEIO FAM RN

PASSEIO PLANATO DA BORBOREMA 2014

3°PASSEIO: PLANALTO DA BORBOREMA

FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES MOTOCICLISTICAS DO RIO GRANDE DO NORTE FAM-RN

DATA: 31 DE MAIO  E 01  DE JUNHO DE 2014.

 

OBJETIVOS: Conhecer os principais limites do Planalto da Borborema, em terras potiguares e paraibanas  utilizando a motocicleta e o GPS.

CARACTERÍSTICAS  DO PASSEIO: O passeio constará de uma viagem de 02 dias por regiões montanhosas do Rio Grande do Norte e Paraíba , encravadas no Planalto da Borborema. Em função da época do ano, os viajantes estarão sujeitos às  micro condições climáticas das serras, como chuvas finas e baixas temperaturas ( cerca de 16°C). Opcionalmente, no pernoite do passeio, os motociclistas poderão desfrutar de uma festa junina, o  II Forró do Motociclista em Lagoa Nova, organizado especialmente para o evento.

 

ROTEIRO: Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Nova Floresta, Picuí, São Vicente do Seridó, Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia,  Caicó São José do Seridó, Cruzeta, Acari Currais Novos, Lagoa Nova.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 31/05

7:00 h – Saída de Santa Cruz –RN

8:00  às 08: 30 Coffee break/ abastecimento – Picuí – PB

09:30 às 10:00 Abastecimento Soledade – PB

11:00 ás 11: 30  Pit Stop/Abastecimento – Santa Luzia-PB

12:30 às  14:00 h ALMOÇO em  O PONTO CERTO ( Self Service)– Caicó RN

15:00 – Café RELÂMPAGO da Tarde – Cruzeta RN

16: 30 – Chegada em Lagoa Nova – RN

20:00 – II Forró do Motociclista – Chalé dos Cajueiros – Lagoa Nova RN

DIA 01/06

Dia livre para caminhadas, trilhas, parque aquático, parque eólico, curtir a Pousada e voltar para casa.

OBS: Para quem vai pernoitar em Santa Cruz no dia 30/05, estamos organizando uma pequena confraternização junto aos motociclistas locais.

 

INVESTIMENTO: R$ 50,00 por participante, limitado ao total de 40 inscrições, preferencialmente para motociclistas federados, que corresponde à inscrição, camiseta manga longa, botton, patch e Forró do Motociclista. Quem desejar Hotel/Pousada , reservar com antecedência. O preço do kit adicional ( camiseta manga longa, patch e botton) para a acompanhante será R$ 30,00.

RESERVAS : EMAIL  federacaorn.motoclubes@gmail.com

ORGANIZAÇÃO E COLABORAÇÃO: FAM-RN, Relâmpagos do Asfalto M.C.(Cruzeta-RN) , Liberdade no Asfalto M.C.(Caicó-RN) , Espírito Estradeiro M.C. (Picuí-PB) ,Brothers do Asfalto M.C.(Santa Cruz-RN) , Pousada Chalés dos Cajueiros(Lagoa Nova)

PERCURSO entre Santa Cruz e  Lagoa Nova-RN : 400 KM

MAPA FINAL

 

056-058_Borborema_197-2

ORIGEM DA MONTANHA

Com altitude média de 500 metros e picos extremos que chegam a 1.200 metros, o planalto da Borborema é uma das formações naturais mais interessantes e desafiadoras para os geofísicos brasileiros. Seus domínios englobam cidades conhecidas, como a paraibana Campina Grande e a pernambucana Caruaru. Seu formato se assemelha a uma elipse alongado na direção norte-sul, atingindo um comprimento máximo de 470 quilômetros e uma largura que varia de 70 a 330 quilômetros. Ao lado da depressão sertaneja, uma planície com altitudes entre 0 e 200 metros situada no norte do Nordeste, e da chapada do Araripe, um planalto mais modesto do interior de Pernambuco, Ceará e Piauí, a serra da Borborema faz parte de um enorme bloco de rochas que abarca quase todo o Nordeste: a província Borborema.

Alguns estudos atribuem as origens do planalto ou serra da Borborema aos efeitos do clima. Ao longo de milhões de anos, as intempéries teriam moldado o relevo acidentado dessa região, formada pelas terras altas que dão um ar montanhoso a porções do interior de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Outros trabalhos debitam as origens do platô na conta de processos geológicos que ocorreram no período Cretáceo, entre 136 e 65 milhões de anos atrás. A separação da América do Sul e da África, que até então formavam um único bloco no antigo supercontinente Gondwana, fez nascer o oceano Atlântico e, segundo a teoria mais aceita, provocou um estiramento da crosta terrestre em trechos do Nordeste brasileiro. A camada mais externa da Terra se tornou mais fina na região e uma das consequências desse estirão seria o aparecimento de elevações em certos pontos, como o planalto da Borborema.

Um novo trabalho, feito pelos geofísicos Walter Eugênio de Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Roberto Gusmão de Oliveira, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defende a hipótese de que outro mecanismo geológico, mais recente e de natureza distinta do esticão ocasionado pela separação dos continentes, também pode ter desempenhado um papel importante na formação do planalto nordestino. Segundo um artigo da dupla de pesquisadores, a ser publicado em agosto no Journal of South American Earth Sciences, o soerguimento da Borborema pode ser consequência de atividade magmática e de uma anomalia térmica profunda que teriam se iniciado há cerca de 30 milhões de anos naquele trecho do Nordeste.

No caso do planalto da Borborema, os dados da dupla de pesquisadores sugerem que essa serra foi formada pelo soerguimento da crosta em razão de forças localizadas imediatamente abaixo da camada mais superficial da Terra. As medições indicam, segundo a interpretação dos geofísicos, que as forças na base da crosta são maiores do que o peso da topografia ali formada. “Aparentemente, a julgar pela intensa atividade sísmica da região, o processo ainda está ativo”, afirma Medeiros. Ou seja, o planalto da Borborema ainda não teria atingido o equilíbrio isostático e, na medida em que a denudação das rochas ocorre, a crosta lentamente retorna de forma elástica para sua condição inicial.

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s