VALENTE FAZEDOR DE CHUVA

PROJETO : VISITAR TODAS AS CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE EM 2013.

O Sonho

Valente Fazedor de Chuva – Estado do Rio Grande do Norte

O sonho é visitar todas as 167 cidades sedes de municípios do Estado do Rio Grande do Norte , durante o ano de 2013. É previsto, pelo menos, 06 viagens para as principais regiões do Estado, de modo a cobrir toda a programação, cuja quilometragem total deverá ultrapassar 3.000 Km.
As viagens serão realizadas em moto SUZUKI DL 1000(ano 2007) e, eventualmente , em uma Teneré 600(ano 1988).
Pretende-se concluir o projeto até setembro de 2013.

“Qualquer um pode fazer, porém poucos o fazem”

Prezado(a) Augusto Medeiros,

Dolor acaba de responder ao tópico que você acompanha, denominado Valente Fazedor de Chuva – Estado do Rio Grande do Norte, no fórum O Sonho do Fazedores de Chuva.

O tópico está localizado em:
http://www.fazedoresdechuva.com/forums/showthread.php/1368-Valente-Fazedor-de-Chuva-Estado-do-Rio-Grande-do-Norte?goto=newpost

Aqui está a mensagem que acaba de ser enviada:
***************
FC Augusto Medeiros, seja muitíssimo bem vindo ao nosso território, pertencente aqueles que tem no coração o espírito da aventura, especialmente sobre duas rodas.

Anexo 9868

(http://www.fazedoresdechuva.com/forums/attachment.php?attachmentid=9868)

Desde já estamos na contagem regressiva para subir na garupa da tua moto e percorrer este lindo estado Potiguar, de tantas histórias e homens ilustres.

Certamente, ao finalizares este desafio Valente Fazedor de Chuva, terás uma visão muito mais particular de tudo o que nos cerca, além de dares um norte para os teus dias de aventura.
Anexo 9867

(http://www.fazedoresdechuva.com/forums/attachment.php?attachmentid=9867)

Será uma jornada de tirar o fôlego, com milhares de quilômetros percorridos dentro do quintal da tua casa, cujo resultado principal serão os novos relacionamentos feitos, a interação permanente e um orgulho imensurável de conheceres como ninguém o estado onde vives, literalmente,  palmo a palmo.

Finalizo repetindo até a exaustão um dos pilares filosóficos dos FC expresso no conceito do *Sonho*:

*“Os desafios foram, um dia, sonhos, mas que tomaram conta de nós e viraram metas pessoais. Saiba que ao final, todo sonho planejado transforma-se em uma conquista.
E além de acreditarmos na conquista dos sonhos, acreditamos na importância da família, das trocas, da convivência pacífica, do amor e da beleza deste mundo.
Acreditamos no poder das palavras, dos toques, do vento e dos sonhos.”*

Conte conosco, leve no coração esta mensagem e nos deixe viver o teu sonho!
Pode haver outras respostas também, mas você não receberá nenhuma outra notificação até que visite o fórum novamente.
Atenciosamente,
Fazedores de Chuva

Augusto Medeiros:

Como a alma é inquieta mesma, não dá prá esperar 2013 ! No próximo domingo(30/12/2012) vou botar a motoca na estrada e começar a realizar o sonho. Visitarei Parnamirim, Macaíba,São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Pureza, João Câmara , Poço Branco e Taipu.

FOTOS

Este álbum é o registro de minha passagem, utilizando a motocicleta, pelas 167 cidades norteriograndenses , como parte do desafio Valente Fazedor de Chuva. A minha passagem nestes locais foi registrado com fotos em frente às prefeituras e às igrejas católicas.

INÍCIO 1ª VIAGEM

Iniciei no domingo 30/12/2012 um novo desafio: visitar todas as 167 cidades norteriograndenses de motocicleta, como parte do projeto Valente FC. Nesta primeira etapa realizei o seguinte roteiro: Búzios, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Pureza, João Câmara, Poço Branco, Taipú, Ceará Mirim, Búzios. De interesse turístico vale destacar o Santuário aos mártires de Uruaçu, o roteiro dos engenhos em Ceará Mirim e a fonte de águas naturais em Pureza. No retorno de Poço Branco, participei da confraternização do 1° Passeio da Motoconfraria , no Clube Padock, em Ceará Mirim. Foram rodados 332 Km.

FC Augusto Medeiros, vemos que o ano de 2012 terminou muito bem, na estrada, e o de 2013 melhor ainda, pois nos parece que continuas percorrendo o teu estado.

Estamos na garupa, desejando muito sucesso e melhor ainda, que faças as postagens da fotos aqui no site para a alegria de todos nós.

Lembro do link Álbuns, onde também poderás ir montando o teu álbum para nosso prazer.

Nestas próximas semanas deveremos estar passando por Natal, cumprindo com a foto na frente do palácio do governo para o nosso desafio Bandeirante Fazedor de Chuva e se pudéssemos nos encontrar para um abraço, o prazer será todo nosso.

Vamos mantendo contato!

Abraços
Dolor

2ª. VIAGEM

Neste final de semana(06-01-2013), continuando com a realização de visitas às cidades do RN, como parte do desafio FC Valente RN 2013,partindo da Praia de Búzios, estive nas cidades de Parnamirim, Monte Alegre, São José do Mipibu, Sen Georgino Avelino, Arês e Nísia Floresta, percorrendo 152 Km numa moto Tenere 600 (ano 1988). Nesta região, encontram-se as praias mais visitadas do litoral sul: Pirangi, Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. Também insere-se nesta região diversas lagoas, destacando-se as Lagoas de Bonfim, Carcará e Arituba. O maior cajueiro do mundo, em Pirangi, é uma atração singular. Em Nísia Floresta (ex-Papary), a terra do camarão, visitei o túmulo da poetisa que deu o nome a cidade, passando antes para dar uma olhada no secular BAOBÁ, ali plantado em 1877. Esta é, sem dúvidas, uma das regiões mais ricas do Estado, destacando-se os engenhos e os extensos canaviais, a criação de camarão em cativeiros, a bovinocultura e o elevadíssimo potencial turístico proporcionado pelas diversificadas belezas naturais.

Lamentavelmente, nem tudo são flores, pois o descaso administrativo em alguns locais é tão gritante, a ponto de não dispor de uma fachada apresentável de um órgão público para se obter uma fotografia decente.

FC Augusto Medeiros, com o início do teu desafio o link  *Almas Inquietas* passa a ser o novo teto desta nova etapa e para tanto copio parte do seu conceito para que tenhas idéia desta nova dimensão a ser vivida após teres cruzado o umbral da coragem, iniciando as visitas a todas as cidades do lindo estado do Rio Grande do Norte, com todas as suas peculiaridades:

*”Sigamos lado a lado, pois ao final a luta é sempre com a gente mesmo, com os nossos anseios, com as nossas expectativas, com os nossos medos, com o nosso vigor.

Aos amantes do mundo, da cultura, das gentes, do sublime, do absurdamente belo, dos adjetivos e dos nomes, da fantasia e do realismo, eis um espaço raro de se sentir em casa.”*

Agora é contigo e se depender dos Fazedores de Chuva, estaremos corpo a corpo, te incentivando, apoiando e vibrando com a construção deste desafio incrível, diria até mesmo radical, pois visitar todos os 167 municípios do teu estado é uma tarefa para aqueles aventureiros forjados na determinação e bravura com o objetivo de aquietar as suas almas.

Desejamos muita sorte e muita felicidade em cada quilômetro percorrido.

Importante publicar todas as fotos em frente das prefeituras seguindo a  ordem abaixo, para facilitar o controle da organização, além de informar também o total da quilometragem percorrida, porque a mesma fará parte do certificado:

*00/167 – nome da cidade visitada*

*foto(s)*

Qualquer dúvida, não hesite em nos contatar, pois além dos tutoriais existentes no link *O Passaporte* e no botão *SOS*, a direita em todas as páginas, poderás ainda, no final delas, enviar um email clicando em *Fale Conosco.*

Abraços
Dolor
***************

3a Viagem

No sábado (12/01/2013) o passeio/desafio foi realizado no litoral norte, abrangendo as cidades de Extremoz, Maxaranguape, Rio do Fogo, Touros e São Miguel do Gostoso. O retorno foi realizado pela região do Mato Grande, passando por João Câmara, Bento Fernandes e finalmente Riachuelo e Santa Maria. Neste roteiro encontram-se as praias famosas do litoral Norte: Genipabu , Graçandu, Jacaúma, Muriú, Barra de Maxaranguape, Caraúbas, Maracajaú, Pititinga e Zumbi, entre outras. Marcos geográficos importantes como o Cabo de São Roque, o Farol de Maxaranguape, o marco Zero da BR-101 e o Farol do Calcanhar são pontos apropriados para visitação. Merecem destaques as dunas e lagoas de Genipabu e outras , como a Lagoa do Sal, de beleza indescritível. Foram percorridos 425 Km.

4ª Viagem

Final de semana (27/01) muito proveitoso , passando por cidades do agreste e litoral leste potiguar. A atividade principal nesta região é agropecuária, destacando-se a pecuária de corte e a fabricação de farinha de mandioca. No litoral, destaca-se a produção de pescados e o turismo na badalada Praia de Pipa. Apesar de ser uma das regiões com os maiores índices de precipitação pluviométrica, a seca prolongada tem castigado bastante os seus habitantes, a ponto dos pecuaristas abandonarem seus pequenos rebanhos às margens das estradas, onde ainda resta alguma pastagem seca.

5a Viagem

Seguindo pela rota do vulcão, visitei neste final de semana (02/02/2013) as cidades de Caiçara do Rio dos Ventos, Lajes, Santana do Matos, São Rafael, Itajá, Assú, Paraú ,Triunfo Potiguar,Angicos e Fernando Pedroza. Destacam-se as belezas naturais do Pico do Cabugi( vulcão extinto; 25 a 30 milhões de anos),do cabeço do Areré (monólito granítico de idade precambriana), das Serras de Santana, Feiticeiro e João do Vale.

6a Viagem

Meandrando os rios Potengi e Trairi, no dia 17/02/2013, visitei as cidades de São Pedro, São Paulo do Potengi, Barcelona, Ruy Barbosa, São Tomé, Lagoa de Velhos, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Boa Saúde, Serrinha, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada e Vera Cruz. Surpreendeu-me a simpática cidade BOA SAÚDE, pela limpeza, organização e receptividade.

PASSEIO DE DOMINGO

Domingo ( 24/02/2013) sem fazer nada , resolvi fazer um passeio numa região onde a beleza das três cidades (Baía Formosa,Canguaretama e Vila Flor) se completam. A região é dominada por praias, mangues, falésias e dunas. A economia é baseada na carcinicultura, pescados , cana de açúcar e produção de coco. Nela está inserida a única baía do Estado e uma reserva de Mata Atlântica sobre dunas – A Mata Estrêla. As belas praias de Barra do Cunhaú, Baia Formosa e Sagi destacam – se pela beleza. Do ponto de vista histórico, vale a pena visitar as ruínas do Engenho Cunhaú, onde ocorreu o massacre à população local, em 1645, o Martírio de Cunhaú , a Igreja de Nossa Senhora do Desterro e a Casa da Câmara, em Vila Flor, construídas no século XVII.

7a Viagem

Aproveitando a viagem para participar do XI Cactus Motofest, ( 8 a 10 de março) registrei a visita em 14 cidades: Bom Jesus, Tangará, Sítio Novo, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Cerro Corá, Bodó, Currais Novos, Acari, São Vicente, Florânia, Tenente Laurentino Cruz e Japi. Está incluída nesta região o maior potencial mineral do Estado, destacando-se a produção de Água Marinha (Acari, Santa Cruz e Lajes Pintadas), Ouro (Currais Novos), Scheelita (Currais Novos,Cerro Cora e Bodó) e Rochas Ornamentais (diversos locais). Devido ao extravio da máquina fotográfica no primeiro dia de viagem, algumas fotografias não serão apresentadas agora.

8a Viagem

No dia 20 de abril, 6:00h da manhã saímos eu e a Mônica com destino à Praia de Manibu (Icapuí-CE),vizinha de Tibau, cidade mais próxima da linha do Equador em nosso Estado, onde íamos participar das comemorações do 8º Aniversário do TRILHADOS M.C.. Ir direto não tem graça. Então passamos por João Câmara, onde estaria acontecendo o V Encontro de Motociclistas da cidade, e participamos do café da manhã com os amigos motociclistas na loja de revenda da Honda. Aí, começamos a “fazer chuva”, ou melhor, começamos a tomar banho de chuvas, visitando cidades como Jardim de Angicos (74/167), Parazinho (75/167), Pedra Grande (76/167) São Bento do Norte (77/167), Caiçara do Norte (78/167) e Jandaíra (79/167) na região do Mato Grande. Pegando o caminho para Tibau , a “abençoada” chuva não nos abandonou enquanto visitamos Pendências (80/167), Alto do Rodrigues (81/167) e Ipanguaçu (82/167), no Vale do Rio Açu. Chegamos a Mossoró às 15 horas e após um lanche expresso seguimos para Tibau, onde os irmão do Trilhados nos aguardavam. Após uma noite de chuvas, partimos para Grossos (83/167), onder encontramos amigos motociclistas de Mossoró e de Aracati (CE), para realizarmos um Passeio Litorâneo entre Grossos e Tibau (84/167). Confraternizamos todos com uma saborosa feijoada à beira mar em Manibu.
Petróleo, gás, sal, pescado, frutas, vento e ÁGUA foram palavras pronunciadas muitas vezes, mas nenhuma delas superou o “tá chovendo” que todos os nordestinos adoram falar arrastado quase soletrando. Foram 987 Km de muita alegria.

fotos dessa aventura em:http://mototribo.wordpress.com/2013/04/23/fazendo-chuva-rumo-ao-trilhados/

9a Viagem

Entre Canários, Colibris e amigos motociclistas no 1° Bate e Fica de Pedro Velho, visitei,em 04/05/2013, uma das regiões de relevo mais bonito do nosso Estado. Viajando próximo a divisa RN/PB, bordejando e penetrando no Planalto da Borborema estive nas cidades de São José de Campestre, Lagoa D’Anta. Passa e Fica, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Montanhas e Pedro Velho. Formas de relevo especiais, esculpidas pela ação do intemperismo e erosão diferencial chamam a atenção dos visitantes, a exemplo da Pedra da Boca. Pela beleza e clima ameno este paraíso está despontando como um local favorável para a prática de esportes radicais e o ecoturismo.

10a VIAGEM

DUPLA HOMENAGEM : MÃE E CIDADE NATAL
No último dia 12 fui visitar minha mãezinha,com 84 anos, no seu dia e em minha cidade natal (Campo Grande-RN). A propósito, deixei que houvesse essa feliz coincidência, para registrar minha passagem na cidade que nasci no dia em que se homenageia aquela que também é responsável pela minha existência. Tudo isso para homenagear ao mesmo tempo aquela que me gerou, ensinou os primeiros passos, tolerou a minha “aborrecência” e soube me mostrar os caminhos que a vida tem na cidade que me viu crescer, aprender, muitas vezes com os próprios erros, amadurecer e compreender o valor de cada instante, de cada palavra, de cada ação. Às duas: minha eterna gratidão.

Retornando de minha cidade natal e dirigindo-me para a outra cidade que me acolheu (Parelhas-RN) , visitei Jucurutu (94-167) e Carnaúba dos Dantas (95-167), atravessando a mística (para mim) Serra da Garganta, em Florânia.

11 Viagem

Estamos chegando nas patas do elefante, especificamente na Região Seridó. Algumas cidades são tipicamente do sertão, enquanto outras tem todo o charme do clima e altitude do Planalto da Borborema. Existem também aquelas, cujos dias são muito quentes, mas a brisa da noite é providencialmente confortável.

101-167 PARELHAS – Alguns conterrâneos a consideram a terra de mulher bonita. Outros a consideram a Capital da Telha, devido a algumas dezenas de indústrias cerâmicas em operação no município. Durante muitos anos foi considerada o berço das pedras semipreciosas e dos metais raros e estratégicos. Atualmente é o único município do Estado a produzir a valiosíssima Turmalina Paraíba. Além disso, ainda produz e exporta o belíssimo granito verde Parelhas. Terra de gente religiosa, amiga e amante do motociclismo, realizando todos os anos um evento de grande destaque regional , o Parelhas Motofest, que este ano terá a sua quarta edição, no mês de setembro.

FAZENDO CHUVAS NA TROMBA DO ELEFANTE
Nos dias 11, 12 e 13 de julho, avancei a base de apoio para a cidade de Triunfo Potiguar, de onde visitaria todas as cidades da região Médio-Alto Oeste do Estado do RN. Devido a sua forma em planta lembrando a figura de um elefante, o Rio Grande do Norte é conhecido pelo nome do animal e a região visitada sendo a Tromba do mesmo. Foram visitadas 38 cidades nos dois dias . O excelente estado das estradas e a proximidade entre as cidades possibilitaram que um grande número de visitas fosse realizado. Foram percorridos 1590 Km. Alternando entre as cidades serranas de clima ameno e aquelas tipicamente do semiárido, paisagens deslumbrantes e diversificadas tiveram a colaboração das chuvas para enaltecer a beleza do cenário, alegrar e refrescar o viajante

Hoje, 03/08/2013, o quase Valente Fazedor de Chuva partiu cedo para as nascentes do Rio Trairí, especificamente para as cidades de Coronel Ezequiel e Jaçanã no topo da Serra do Coité que serve de divisa entre os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Retornando a Santa Cruz e prestigiando a programação do VIII Santa Cruz Motofest passei em São Bento do Trairí, localizada no pé da serra referida e fizemos o registro na prefeitura, talvez o último nesta região se o Dolor não conseguir emancipar novos municípios.

10/08/2013 – LIMPANDO AS PATAS DO ELEFANTE NO SERTÃO DO CAICÓ.
Aproveitando o retorno de uma produtiva semana de trabalhos na única cidade que ainda produz Turmalina Paraíba no Brasil (Parelhas -RN), dei uma esticadinha na pata do Elefante, para de vez encerrar as visitas na Região do Seridó, onde faltava visitar 04 cidades, sendo 02 delas por mim desconhecidas. Lamentavelmente, as chuvas que caíram na região, na última estação chuvosa, não foram suficientes para encher os reservatórios (açudes e barragens) o que significa a repetição do sofrimento do sertanejo durante o longo período de estiagem que se inicia. A resistência e a fé do nordestino mais uma vez será testada.

158 / 167 SÃO FERNANDO
Apesar de um pórtico moderno na única entrada asfaltada da cidade, nota-se que o sãofernandense não mede esforço para construir igrejas, haja visto as duas imponentes situadas de frente para a mesma praça no centro da cidade. Todavia, não tem o mesmo orgulho em escrever o nome do santo, o que pode ser deduzido pela ausência do nome da cidade no pórtico principal e nos prédios públicos.

159 / 167 JARDIM DE PIRANHAS
O nome da cidade é uma alusão à Fazenda Jardim, onde originou-se o povoado às margens do Rio Piranhas/Açu, principal bacia hidrográfica do Estado.

160 / 167 TIMBAÚBA DOS BATISTAS
Timbaúba é nome de árvore existente na região, cujo fruto produz uma espécie de espuma, chegando a ser utilizada como sabão. Mas, a cidade é conhecida mesmo pelos excelentes trabalhos de bordados produzidos pelas suas moradoras.

161 / 167 SERRA NEGRA DO NORTE
Em 1735 foi erguida a mais antiga Igreja da Região do Seridó, a capela de Nossa Senhora do Ó, na mesma época em que se acentuavam as movimentações às margens do Rio Espinharas, ensejando o crescimento do núcleo populacional de Serra Negra.

DSC01338_1024x768 DSC01340_1024x768 DSC01339_1024x768 DSC01334_1024x768 DSC01332_1024x768 DSC01330_1024x768 DSC01331_1024x768 DSC01329_1024x768 DSC01328_1024x768 DSC01326_1024x768 DSC01324_1024x768 DSC01323_1024x768 DSC01321_1024x768 DSC01319_1024x76818-08-2013 Com um final de semana cheio de eventos organizados pelos colegas ( 10° Faraós Motofest, Patos Motofest entre outros, fui realizar o registro de visitas em cidades na região da Serra de Martins, deixadas para trás por motivo de segurança. Acontece que na última visita que fiz a região, devido o avançar da hora e aos repetidos boatos sobre assaltos na subida da serra deixei de visitar as cidades de Martins e Serrinha dos Pintos que agora o fiz com mais tempo para fazer belas fotos da serra. Martins e Serrinha têm no seu clima, de ar puro e agradável, um forte apelo turístico. Fica no município de Martins um dos pontos mais altos do Estado, com altitude de 760 metros.
No retorno, dei uma esticadinha até Brejo do Cruz, Paraíba, para conhecer o acervo cultural vida e obra de Zé Ramalho, o filho mais ilustre da terra.

DSC01364_1024x768 DSC01365_1024x768 DSC01366_1024x768 DSC01368_1024x768 DSC01369_1024x768 DSC01370_1024x768 DSC01371_1024x768 DSC01372_1024x768 DSC01375_1024x768 DSC01376_1024x768 DSC01380_1024x768 DSC01381_1024x768 DSC01382_1024x768 DSC01383_1024x768 DSC01384_1024x768 DSC01385_1024x768 DSC01386_1024x768 DSC01390_1024x768

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para VALENTE FAZEDOR DE CHUVA

  1. Grande motociclista, quando passar pela terra do sol, petróleo e liberdade nos avise!
    Muito bacana este projeto. Parabéns

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s